Início > Ciências > Porque eu odeio a Wikipédia

Porque eu odeio a Wikipédia

Por Rafael

Esse tópico se originou do primeiro comentário que recebi por um texto meu na Internet. Ele foi comparado ao resumo de uma obra da Wikipédia. Bah! Me caiu o cu da bunda!

Escrevi sobre um assunto que há muito li e levantei idéias e conceitos. O conceito principal não é meu, obviamente, mas é transcrito sob meu entendimento. Fui rude ao retrucar o comentário, mas não por ela não concordar com a idéia, mas por insinuar (ao menos na minha leitura) que copiei da Wikipédia… Logo da Wikipédia!

Eu odeio a Wikipédia. A idéia é boa, com todo aquele conceito de cooperativismo, de liberdade e de comunitário. Pena que é feita por seres humanos.

Como já dizia o mestre dos mestres Thomas Hobbes, o homem é lobo do homem. Esqueçam a idéia de que o homem é ser gregário. Na verdade, vivemos em sociedade porque precisamos e não porque queremos.

Calma, não quero virar um ermitão, só acho que muitas “ações conjuntas”, em prol do bem comum, comunitária, onde todos trabalham em parceria para um fim, têm uma segunda intenção, seja para exibicionismo individual, seja para autopromoção.

Na Wikipédia é assim, muitos sonhadores realmente tentam mantê-la padronizada, séria e útil, mas outros, guiados por seus egos e sua fome de lobo, a destroem com falsas informações ou apagando referências.

Esse é só um dos motivos pelos quais eu odeio a Wikipédia. É modelo claro e acessível de que tudo que é comunitário é falho, uma vez que o homem só trabalha em grupos para crescer individualmente. Eu tenho a senha desse blog e, se ele ficar famoso, vou pegá-lo só para mim hahahaha! Brincadeirinha… Ou não?

Anúncios
  1. Icaro
    17/08/2009 às 12:00

    Há algum tempo atrás, tomando café no Aquarius, acabei metido numa pequena discussão de casal entre dois amigos sobre o amor. A garota defendia o sentimento, enquanto o cara defendia uma teoria que, em muito, ia (e vai) ao encontro do que o Rafael comentou. Segundo meu amigo, todas as pessoas sentem amor por simples interesse, e somente por isso. Esse interesse nada mais é do que beneficios adqueridos com esse relacionamento.
    Quando me questionado em pensamantos sobre o assunto, me vi na seguinte situação: não tinha como não concordar do que ele havia dito, muito do assunto era cabível, mas esse pensamento público para a sociedade me faria ser visto como uma pessoa “não muito legal”. Então meu comportamento de interagir com a sociedade não poderia ser interferido pelos meus pensamentos que vão ao oposto desta, ficando uma ínfima parte minha pensando, e concordando, com o assunto.
    Creio que primeiramente não fui claro com esse assunto no post, mas espero que quando as pessoas lerem, elas saiba e tenham entendido o que quis passar.

  2. 17/08/2009 às 19:45

    Nossa, fico com vontade de me desculpar mais uma vez por ter te deixado um trauma desses. O_O Sorry. Mesmo. Não era a intenção…

    Não vou me pronunciar sobre esse assunto espinhoso sobre coletividade, criação, amor (no caso do comentário do Ícaro) ou o que valha. Pode ser uma discussão válida, mas se tem uma coisa que a internet faz, é qualquer pessoa passar por uma grande babaca. Not this time, tough.

  3. 17/08/2009 às 20:26

    Concordo contigo Saoki. A Internet faz as pessoas passarem por babacas.

    Não é só isso que odeio na Wikipédia. Odeio muito mais que isso o fato dela ter virado principal fonte de pesquisa para trabalhos escolares. Isso é o grande absurdo.

    Sobre o comentário, hehe nem esquenta. Eu já ía falar sobre a Wikipédia, só foi um gatilho. Valeu!

    Contestem minha idéia, mas não contestem a fonte!!! hehehe

  4. Felipe
    26/08/2009 às 18:26

    Me apavorei com a Wikipedia quando depois de ser Twittado sobre a morte do MJ, resolvi entrar na pagina dele no site.. e ja estava atualizada!!!

    (medo)

    Mas Sabe, a Wikipédia é um ótimo site… não entendo o ódio que sente…
    mas é como você mesmo diz… é internet… e repetindo as suas palavras Rafa.. “até eu posso montar um site e montar estatísticas como se fosse verdade” em defesa aos argumentos do Seixas…

    Mas tem muito mais gente que trás a informação lá, em prol da comunidade, do que em prol da auto promoção.. ou algo do genero..
    pq senão, não daria tão certo quanto está dando..

  5. 27/08/2009 às 13:46

    Eu acho que descontei minha fúria em um aspecto, deixando pro lado os principais. Concordo com o que o Felipe disse, ela tem sua parte boa. É uma consulta rápida sobre TUDO. Mas esse tipo de site não é todo beleza. Acho que deveria me focar em 2 aspéctos:
    1) As crianças não fazem mais pesquisa científica, copiam da wikipedia (e não só crianças… na minha aula na faculdade – que não vou dizer qual é por vergonha – teve um trabalho entregue com a wikipédia como única “fonte bibliográfica”.
    2) Muitas pessoas tomam tudo ali como certo. Poucos são os que lêem bastante a ponto de tirar suas próprias conclusões, preferindo algo mastigado por outro.
    Quando a pesquisa for atrás de fatos e dados, acho válida (às vezes), mas quando são conseitos, conjecturas e idéias… tenho medo, muito medo.

  6. Lucas
    15/12/2009 às 09:43

    Não as crianças não deixaram de fazer trabalhos o problema é que elas nunca pesquisaram se hoje copiam da wiki antes copiamvam da Barsa, é um problema de metodologia educacional não de tecnologia. Bom também acho a Wiki idiota ela só é conhecida pois tem um acordo com o google, já reparam que toda vez que você faz uma busca geralmente o primeiro site apontado é da wiki.

  7. 05/10/2010 às 12:48

    Bom, é triste eu ter que concordar, muitos dos trabalhos que vejo entre meus amigos, são uma imensa cópia da Wikipédia… Se antes copiavam da Barsa, ao menos era um cópia em que se exigia a leitura primeiro, não somente o título e comandos operacionais feitos pelo teclado, já os adicionando a um programa editor de texto, encarregando-se de imprimir, bom eu gosto de escrever, prefiro ler, entender, refletir e, às vezes, contestar à pura cópia, sem ao menos ler, alguns o leem, mas, ao saber que é da Wikipédia, classificam-no como verídico, sinto-me estranho ao ter de ler pela Wikipédia, lá há pessoas ignorantes, estúpidas, metidas, verborrágicas, idiotas, não somente a parte humana da Wikipédia, mas ao dizer que é algo sem fins lucrativos, em que a cada página se fala em doação à Wikipédia, que deve faturar muito com seu instrumento de alienação, em que artigos são claramente duvidosos. Abraços.

  8. Dinho
    29/05/2011 às 18:22

  9. Bytes
    07/04/2012 às 23:03

  10. Willian
    19/08/2012 às 02:19

    • 19/08/2012 às 19:33

      Caros, esse texto é pessoal e exprime minha ideia sobre este site e o uso que as pessoas fazem dele. Por favor, não venham discutir sua causa aqui. Nunca censuramos comentário de ninguém, mas essa discussão está indo pra um lado nada sadio. Não vou tolerar mais esses comentários aqui. Espero que entendam e me desculpem todos nossos leitores pelo que aconteceu aqui.

  11. 15/11/2012 às 16:12

    O Wiki e um dos melhores websites do mundo e nao acho certo falarem desta forma deste site como de nenhum. Vcs podem serem precessados a qualquer momento…..

  12. Thiago
    17/06/2014 às 20:57

    Passei quase três semanas para elaborar um artigo com fontes fiáveis a respeito do cargo de agente de combate às endemias. em uma hora o artigo foi eliminada ER – eliminação rápida. E sabe quem elimina? Adolescentes. Sinceramente….

  1. 20/01/2011 às 08:42

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: