Início > Ciências > Duas luas no céu? De Marte, só se for!

Duas luas no céu? De Marte, só se for!

Por Rafael

Anda rolando na Internet (e não só nela mais) que dia 27 (depois de amanhã) acontecerá um fenômeno no mínimo interessante: Marte terá sua maior aproximação da Terra em 73000 anos. Mas, como sempre, a Internet tem o poder de enfurecer os monstros e torná-los seres incontroláveis. Andam dizendo por aí que Marte terá o tamanho da Lua!

marte-lua

Segundo consta, Marte estará hoje há uma distância de 55,7 milhões de km da Terra. Façamos os cálculos: Marte tem aproximadamente 3397 km de raio. A Lua tem mais ou menos 1873 km e dista 378027 km do nosso planeta. Para que Marte tivesse o tamanho aproximado do da Lua, visto daqui da Terra, fazendo uma regra de três simples, x = (378037 . 3397) / 1873, onde x é a distância da Terra a Marte, teríamos que  distância entre Marte e a Terra deveria ser 685633 km!

Na realidade, o planeta vermelho está hoje a cerca de 360 milhões de km. A mais recente grande aproximação entre os dois planetas ocorreu no dia 24 de dezembro de 2007 –88 milhões de km. E a próxima está marcada para 27 de janeiro de 2010, quando a distância será de cerca de 100 milhões de km.

Segundo Roberto Boczko, professor de astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, “…em agosto de 2003, a distância entre Marte e Terra chegou a 55,7 milhões de km, oferecendo uma oportunidade única de observação. Foi a maior aproximação em praticamente 60 mil anos – recorde que vai se manter até 28 de agosto de 2287”.

Eu sinceramente me surpreendo com isso. Essa notícia saiu até no Diário Popular aqui de Pelotas! As pessoas acreditam em tudo que lêem na Internet! Acreditam em e-mail mandado por professores e pesquisadores de instituições que nem existem! A Internet mudou, e muito, o ritmo do acesso à informação, mas resta aí uma pergunta: O que é informação?

Anúncios
  1. delfinaguimaraes
    27/08/2009 às 17:38

    …ainda bem que é o tipo de doença que não “mata”, não denigre imagem de ninguem, enfim, o máximo que pode acontecer é alguns “tontos” ficarem alguns minutos olhando para o céu… E, isso, ainda pode trazer momentos de reflexão, se bem usados. Então, mesmo que seja mentirosa, a notícia vai ter a possibilidade de movimentar alguns cérebros meio parados.
    Obrigada pela participação no meu post.
    Um abraço,

  2. venturaluisa
    27/08/2009 às 17:52

    Informação é fácil, rápida e de graça. Como diz a nova propaganda do jornal O Estado de São Paulo: Se hoje a informação é de graça, qual o valor do conhecimento?! http://www.estadao.com.br/assine/?selohomeoesp
    Há uma enorme diferença entre um e outro.
    De vez enquando não é nem questão de as pessoas espalharem algo sem saber se é ou não verdade, o problema é não se aprofundar ao assunto.

  3. 27/08/2009 às 18:07

    Vocês têm razão. E, como disse a Delfina Guimarães ali em cima, tomara que as pessoas que olharem ao céu hoje a noite reflitam sobre a vida…

  4. Kamila
    17/11/2009 às 09:15

    Bah… ouvi falarem isso no dia… que bobagem

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: