Inicial > Entretenimento, Games > Comentando alguns “defeitos” do Caverna do Dragão.

Comentando alguns “defeitos” do Caverna do Dragão.

caverna-do-dragao

Muito antes de ouvir falar em RPG, já era um grande fã desse desenho. Claro que conforme fui crescendo e assistindo as intermináveis (graças aos deuses) reprises na Rede Globo, passei encarar o desenho de forma mais crítica, mesmo assim minha paixão por essa animação nunca diminuiu.

Pesquisando na internet pode-se encontrar muito material sobre a série, inclusive comentários dos próprios roteiristas, assim descobri que muitos dos “defeitos” do desenho não foram culpa dos escritores, tanto a igreja quanto grupos de pais faziam pressão sobre os programas que passavam na televisão em 1983, particularmente no Dungeons and Dragons (Caverna do Dragão), por sua forte associação com o RPG, muito mal visto na época.Só para dar uma idéia, um personagem (o Eric) sempre contrariar o grupo e estar sempre errado era uma imposição dos “grupos de pais”, os escritores eram obrigados a passar a mensagem “não pensem por si mesmos crianças, o grupo está sempre certo”. E não haver nenhuma referencia a clérigos e outro assunto relacionado à religião foi para evitar problemas com a igreja. O desenho chegou a ser eleito o mais violento da televisão e qualquer um que já tenha assistido sabe que isso não tem fundamentação real, podem comparar com outros desenhos da época.

Bom, por enquanto é só.

Anúncios
  1. 23/10/2009 às 13:49

    Primeiramente, bem vindo Fábio!

    Sobre Caverna dos Dragões, sou bem suspeito pra falar. Adoro o desenho. Não sabia que tinha essa pressão nos roteiristas. Eu acho o cenário um dos mais bem bolados e criativos. Cada desenho mostrava uma localidade que abria um leque enorme a ser explorado. Dava pra fazer um número interminável de séries.

    Desenho mais violento? Hehehe eles não conheciam os animes!!! E mal sabiam o que estava por vir…

  2. Fábio Ochôa
    26/10/2009 às 15:08

    Ser considerado o mais violento da TV, após o surgimento do Tom & Jerry é um baita feito.

  3. Fábio
    26/10/2009 às 15:56

    Verdade, na real essa “premiação” não foi realmente por ser violento, mas por ser relacionado ao RPG que na época tava super mal falado.
    Ou seja, foi tudo intriga da oposição.
    hauhauahuahauhauhauhauha

  4. Kamila
    17/11/2009 às 08:59

    Esse sempre foi o melhor desenho pra mim. Adorava a Diana por que eu queria ser ginasta também hehehe. Não acho ele nada violento. Como o Fábio Ochoa disse, tom e jerry é bem mais. Eles usam facas, revolveres, atiram na cara…pica-pau então nem se fala…

  5. Jair
    23/11/2009 às 12:18

    Esse desenho é ruim. Muito gay… os caras ficavam numa enrolação e não decidiam nada. Toda hora tinha uma bixisse que não deixava eles irem. Faltou idéia acho. Era coisas babacas que impediam eles de voltar pra casa

  6. Roberta
    26/11/2009 às 17:10

    O Hank uma vez teve chance de matar o vingador, que tava preso e o Hank com ele na mira, não matou o cara!!! Mega violento, indeed!!! ¬_¬’

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: