Início > Pessoal > Watchmen x Watchmen

Watchmen x Watchmen

Por Jacques

Li Watchmen em 1993 e desde então nunca mais consegui achar graça em histórias cujo tema principal é a luta do “bem” contra o “mal,”pois, como dizem, o conhecimento é um caminho sem volta.

Entre muitos outros ensinamentos, aprendemos com essa hq que super-heróis não servem para nada, já que o Dr. Manhattan poderia ter criado algumas milhares de cópias de si mesmo e se teleportado para a Rússia para destruir o arsenal nuclear de lá em questão de segundos. Mas alguém vai perguntar “E aí só os EUA ficariam com armas nucleares?” Bem, na hq, eles tinham o Dr. do lado deles, ou seja, eles não precisavam de armas nucleares…

Aprendemos também que vigilantes não servem para grande coisa, já que não realizam nada que venha a alterar o status quo a curto ou longo prazo; e é graças a esta história que nos damos conta que cada ser humano é único, por mais idiota ou inútil que seja, já que a probabilidade de cada humano específico vir a nascer é astronomicamente grande.

Watchmen é a história em quadrinhos que mudou a história dos quadrinhos, devido à sua complexidade e tratamento realista dado aos personagens e é a minha hq favorita, e foi por isso que eu assisti ao filme com cinco pedras em cada mão.

Felizmente o filme conseguiu me surpreender, apesar de ser um blockbuster e de ter  o Zack Snyder como diretor, que aparenta ser o Michael Bay dos filmes de censura 18 anos, só que enquanto este tem fixação por coisas explodindo, Zack Snyder parece se deliciar com sangue esguichando; em Madrugada dos Mortos e 300 tudo bem, mas em Watchmen, sinceramente não precisava.

Acho que o maior erro do filme foi mostrar os vigilantes realizando proezas sobre-humanas, como o Comediante quebrando a parede (e não sua própria mão) com um soco e o Nite Owl saltando vários metros do Archi até o chão sem se machucar. A hq nos mostra que vigilantes não passam de pessoas com alguns parafusos a menos usando roupas espalhafatosas tentando fazer aquilo que consideram certo, e se dando mal no processo.

Vigilantes tentando fazer a diferença

Uma cena que fez falta no filme foi a do Rorschach pulando de dentro da geladeira direto no pescoço do Moloch; essa cena com certeza teria feito muita gente pular da cadeira, como a cena da batida de carro no início de Constantine. Bem, não se pode ter tudo…

O filme tem sacadas muito boas, como a figura que aparece no cinto do uniforme original do Comediante, que parece um smille sacana e a presença do Dr. Manhattan na lua parabenizando o primeiro ser humano a pisar nela.

A trilha sonora também merece destaque e a abertura mostrando um resumo da carreira dos mascarados ao som de Bob Dylan realmente está de parabéns, apesar de eu não ser muito fã dele…

Resumindo, a hq é o que chamamos de leitura indispensável para todo e qualquer ser humano e o filme consegue passar para a tela a mensagem de que muitas situações estão além de nossa capacidade de julgamento.

Anúncios
  1. André
    12/11/2009 às 18:19

    Cara, muito bons esses teus textos. Curto um monte. Parabéns pelo blog de vcs!
    Abraço!

  2. mauriciodias
    15/11/2009 às 23:49

    Tive a mesma impressão quando assisti a adaptação de Watchmen, que apesar das diferenças com o quadrinho, a essência esta ali.

  3. Kamila
    17/11/2009 às 08:38

    Eu nao li o hq… que vergonha… mas gostei do filme. Será que foi porque não li? Sobre as proezas super-humanas… eu achava que eles eram super-herois mesmo… to errada?

  4. Fábio
    21/11/2009 às 16:26

    Na verdade eles são super-heróis sim, não dão quase nenhuma enfase nisso na hq, mas o Rorschach escala prédios usando um arpão na barbada, eles são mostrados detonando varias pessoas em combate desarmado brincando e o Ozymandia tem uma habilidade que nem o Batman consegue copiar (aquela que aparece no final quando atiram nele).

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: