Inicial > Ciências > Estrela da Morte

Estrela da Morte

Por Rafael

Pra quem acompanhou meu post anterior sobre a missão da sonda espacial Cassini, que orbita Saturno, olhem agora mais um achado que o satélite fez. Seria a verdadeira Estrela da Morte?

A sonda espacial Cassini, que desde 2004 realiza pesquisas em Saturno, fará nos próximos dias a sua maior aproximação de Mimas, uma das grandes luas do planeta que os cientistas consideram semelhante à “Estrela da Morte” – gigantesca estação espacial esférica chefiada pelo vilão Darth Vader na primeira trilogia da saga ‘Star Wars’. O objetivo da Cassini agora é fotografar a apenas 9,5 mil km uma imensa cratera de 140 km de diâmetro, conhecida como Cratera Herschel (em homenagem ao astrônomo William Herschel, seu descobridor), que Mimas ostenta desde um gigantesco impacto ocorrido no passado.

Os cientistas acreditam que a observação vai ajudar a explicar as razões pelas quais a lua não explodiu em pedaços quando a colisão aconteceu. Além disso, o espectômetro infravermelho da sonda tentará determinar a composição térmica e da superfície de Mimas. A aproximação da Cassini envolve riscos e exige habilidade porque a nave passará por uma região de intensa interação de poeira cósmica.

A Cratera Herschel possui cerca de um terço do tamanho de Mimas, que é de cerca de 396 km de diâmetro. As paredes do buraco alcançam 5 km de altura enquanto sua profundidade é de 10 km. O período orbital de Mimas é de 0,94 dias e a lua tem uma rotação síncrona, mantendo sempre o mesmo hemisfério virado para Saturno.

Categorias:Ciências Tags:, , , ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: