Início > Artes > Jornada ao Oeste

Jornada ao Oeste

Por Rafael

Quando a Liber Ludo fechou, acabei ficando com muitos livros “encalhados”. Alguns eram bem encalhados mesmo e acabamos nos desfazendo, mas os poucos que fiquei,acabaram sendo bem interessantes. Um deles é o Jornada ao Oeste volume 1, lançado pela Conrad em 2008 (que deveria ser em 3 volumes, bimestralmente, mas até hoje só tem o volume 1 e o 2). O livro é desenhado por artistas chineses (Ma Cheng, Wang Zhixue e Hou Xi) e conta histórias adaptadas do romance mitológico escrito por volta de 1570 por Wu Cheng’en.

A história mescla a viagem que o monge Xuan Zang fez da China à Índia em busca de sutras sagrados do budismo e a mitologia chinesa, com  Sun Wukong, o Rei dos Macacos.

O romance de Wu Cheng’en é tido com um dos 4 grandes romances chineses. É muito difundido e serviu de inspiração pra muita coisa, inclusive para o Goku e seu rabo de macaco, do Dragon Ball. Para os chineses, a história é importante pois narra o fato que difundiu o budismo até a Índia, mas é de grande ensinamento para nós tupiniquins, que há muito esquecemos o que é tradição.

Com frases como “se um homem foi seu professor por um dia, você deve tratá-lo como um pai para o resto da vida”, o livro mostra muito mais que uma história de um herói determinado. Mostra uma cultura envolta em respeito e sabedoria. A jornada é envolta a dilemas  Confucianos, de interação social e Daoistas, de não-reação.

Enfim, é uma boa história, cheia de reflexões.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: