Início > Artes > Tio Patinhas o Super-Herói

Tio Patinhas o Super-Herói

O Tio Patinhas assim como outros personagens Disney tem um alter-ego super-heróico, o Cartola Mascarado, criado pelo italiano Massimo Marconi. Sua estréia foi na história Superpato e o Misterioso Cartola Mascarado, publicada a primeira vez na Itália em 1987 e no Brasil em 1988. Essa história tem 35 páginas, foi desenhada por Massimo De Vita e republicada no Brasil no final de 2009, na revista Superpato 40 Anos.

Nela temos a origem do Cartola Mascarado, um golpe publicitário do Tio Patinha para proteger um carregamento de dinheiro. Basicamente após não conseguir contatar nem o Superpato, nem a Superpata para fazer a segurança da remessa, o Tio Patinhas decide usar um disfarce de super-herói para assustar possíveis assaltantes. O velho pato criou a fantasia de Cartola Mascarado, simulou que prendia um assaltante, fez os jornais lhe mostrarem como um grande herói e por fim foi na cabine do carro forte.

Os dois vigilantes reais acabam acompanhando o carregamento sem ele saber, porém os Irmãos Metralha atacam mesmo assim e derrotam os dois heróis usando um escudo especial, mas o Cartola Mascarado intervém e embora de forma muito atrapalhada salva o dia.

Sua segunda aparição foi na história brasileira Cartola Mascarada o Retorno, com roteiro de Arthur Faria Jr. e desenho de Eli Marcos M. Leon, publicada em 1992 na revista Tio Patinhas 328. Fazem anos que li essa edição e infelizmente não me recordo de detalhes sobre ela, mas quando consegui-la novamente atualizo este post.

A próxima aparição super-heróica do Tio Patinhas ocorreu no desenho DuckTales, dessa vez como um herói realmente competente, com equipamentos construídos pelo Prof. Pardal, incluindo as famosas botas saltadoras de outros heróis Disney e uma bengala especial que entre outras coisas dispara laser.

No DuckTales o Tio Patinhas não utiliza a identidade do Cartola Mascarado, assumindo em vez disso o nome de Masked Mallard. A palavra mallard é traduzida como pato-real ou pato silvestre, é aquela raça de pato com a cabeça verde. Provavelmente a tradução usada no Brasil foi Pato Mascarado ou Justiceiro Mascarado, esse segundo foi o título do episódio em português. Se alguém tiver assistido, por favor, comente qual foi o nome usado, só assisti em inglês e não sei como traduziram.

O Patinhas se torna o Pato Mascarado planejando mais tarde revelar ao publico sua identidade secreta para provar aos cidadãos de Patópolis que é uma boa pessoa. O que o levou a isso foi à grande campanha difamatória que um repórter de TV inescrupuloso fez contra ele, apenas para ganhar audiência.

O repórter passa a atacar o Pato Mascarado em seu programa de televisão e começa a se passar por ele para cometer crimes. Isso impede o Tio Patinhas de revelar sua identidade, mas ele decide capturar e desmascarar o farsante, infelizmente o Robopato se intromete e além de não ver o Pato Mascarado falso, ainda desmascara o Patinhas que leva a culpa dos crimes.

O Patinhas consegue fugir do Robopato e confronta o impostor, mas é capturado. Logo depois o Robopato encontra o farsante realizando um crime e o enfrenta, porém é derrotado por ele. Quando tudo parecia perdido para o Robopato o verdadeiro Pato Mascarado surge e derrota o repórter, provando a própria inocência. No final do episódio o Tio Patinhas destrói o uniforme do Pato Mascarado.

A princípio as histórias da linha DuckTales podem ser consideradas de uma continuidade diferente e independente, o que é muito comum na Disney. Entretanto também é possível considerar que são eventos ocorridos em um passado recente. Particularmente prefiro a segunda opção.

A ultima investida do Tio Patinhas como super-herói acontece em uma história dos Ultra-Heróis, com roteiro de Tito Faraci e arte de Stefano Turconi, lançada na Itália em 2008 e nos EUA agora em 2010, nas edições 7 e 8 da revista Disney’s Hero Squad.

Essa história mostra os Ultra-Heróis sendo transportados de dois em dois, para um local desconhecido e sendo perseguidos por um monstro gigante. Quando todos se reúnem e combatem a criaturas juntos ela desaparece, assim como a paisagem, então se revela que tudo foi uma ilusão criada pelo sistema de treinamento da base dos heróis.

O Cartola Mascarado aparece e revela ser o responsável, afirmando que estava apenas testando os heróis a mando do Tio Patinhas que investiu bastante na reconstrução da base e na doação de equipamentos de alta tecnologia para os heróis. Ele aparece portando uma bengala, que possivelmente contém apetrechos como os que ele usou em DuckTales.

Até.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: