Início > Entretenimento > Galaxy Rangers – Os cowboys siderais ciborgues

Galaxy Rangers – Os cowboys siderais ciborgues

Por Jacques

A primeira vez que eu ouvi alguém falar “dna” foi assistindo a este singular desenho animado.

Tudo bem que eu não fazia a menor ideia do que o termo queria dizer, mas é o princípio que conta.

Galaxy Rangers passou na tv lá pela metade da década de 80 e contava as aventuras de um grupo de policiais espaciais do ano 2086 que pertenciam à B.E.T.A. (Bureau for Extra Terrestrial Affairs, espécie de agência criada para lidar com assuntos extra terrenos) e eram munidos de implantes ciborgues que lhes conferiam habilidades únicas.

Zachary Foxx era o mais velho (uma espécie de líder não oficial do grupo) e seu implante lhe permitia disparar uma rajada de energia de seu braço esquerdo artificial (ele havia perdido o braço em um ataque de criminosos espaciais, onde sua esposa, Lisa, foi capturada) de tempos em tempos.

Niko era a única mulher do grupo e seu implante lhe conferia habilidades telepáticas e sensitivas.

Shane Gooseman era aquele Ranger que todos queriam ser (era o bad boy do grupo), pois sua habilidade era a mais divertida; seu corpo podia assumir diversas formas diferentes, adaptando-se ao nível de ameaça do oponente.

Algo mais ou menos como um Ben 10 com um cérebro…

Doc Hartford era o tecnerd da equipe; seu implante lhe dava acesso a diferentes programas de computador em forma holográfica (semelhantes ao Cursor, do seriado Automan) que invadiam computadores e maquinário alheio para realizar diferentes funções (hoje isso é clichê, mas na década de 80, nem pensar).

O cenário das aventuras era uma mistura de Cyberpunk espacial com velho oeste.

Doc Hartford

O principal inimigo dos Rangers era a Rainha da Coroa, que pretendia governar o Universo inteiro e para isso se utilizava de pedras com capacidades psíquicas especiais (os psico-cristais) para escravizar a consciência de suas vítimas e torná-las seus servos (um psico-cristal ficava sobre o corpo da vítima e transferia a consciência dela para outro cristal, que gerava uma espécie de escravo avatar; para se libertar o escravo era necessário juntar os dois cristais).

A esposa de Zachary Foxx, Lisa, havia sido escravizada pela Rainha; eles conseguiram reaver seu corpo (conservado criogenicamente), que estava com um cristal incrustado nele (e sua remoção poderia matá-la), mas o outro psico-cristal estava na posse da vilã.

Resgatar esse cristal era a principal motivação dos Rangers, que, nas missões em campo, utilizavam cavalos robóticos que podiam alternar entre modo “quadrúpede” e modo “moto voadora”; cada cavalo obedecia somente a seu dono.

Além de abordar questões como transgenia e exploração e colonização de novos planetas (mas sem extinguir nenhuma espécie animal ou tribos inteiras, como é feito na Terra) os Rangers resolviam problemas cotidianos como naves abandonadas à deriva, caça a criminosos fugitivos, brigas por propriedade, avalanches e enchentes.

Versão atualizada dos Rangers

Além da Rainha da Coroa, eles tinham como inimigos o misterioso criminoso transmorfo Espantalho; os Super Soldados, um grupo de criminosos (que Shane Gooseman originalmente integrava) que havia ganhado poderes pela exposição a um gás experimental, entre outros dominadores do Universo de fim de semana.

Cada planeta (com diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico) sob a responsabilidade dos Rangers tinha suas leis e código de ética próprio, mas a autoridade dos policiais era superior a elas.

Ao contrário da maioria dos desenhos mais simplistas, superficiais e maniqueístas daquela época, Galaxy Rangers apostava na inteligência e perspicácia dos jovens espectadores para diverti-los de forma instigante.

Bom para quem assistiu.

Anúncios
  1. 30/05/2011 às 13:46

    Muito bem lembrado Jacques!
    Casualmente, eu e o Domênico estávamos falando sobre essa animação no último fim de semana. Aqui no Brasil acho que só passou uma temporada, num total de 65 episódios. Infelizmente, nunca achei episódios em boa qualidade, mas vou dar mais uma garimpada…
    Em tempo, fazendo uma pesquisa arqueológica nas nossa memórias televisivas, relembramos um desenho chamado Blackstar, alguém se anima?

    • 31/05/2011 às 17:12

      Este desenho passou no tempo das lições de moral no final do episódio do He-Man e da She-Ra, mas estava bem à frente deles.
      Eu lembro vagamente do Blackstar, Valim…
      O herói tinha um espada de cristal e uma amiga feiticeira que desabava depois de lançar o feitiço mais furreca.
      Até breve.

      • Fábio Ochôa
        02/06/2011 às 15:10

        Tinha o do xerife que tinha força de puma, num futuro bisonho, o Bravestarr. Ê desenterrando….

  2. 31/05/2011 às 18:21

    caramba, esse desenho era excelente, desde a premissa, dos aliens que entregam o sistema de propulsão para os terráqueos, até os personagens mais carismáticos do que os de outras animações da época. claro que na época o meu favorito era o Shane Gooseman, tinha boneco e tudo, rs. a qualidade da animação também era superior as demais.
    uma ótima animação e uma lembrança legal!
    abraço!

    • 06/06/2011 às 16:42

      O preferido de TODO MUNDO era o Shane Gooseman, que era o Wolverine do grupo.
      Para a época, esse desenho era bem avançado e pouco usual.
      Sem dúvida, valeu a pena.
      Até mais.

  3. 31/05/2011 às 18:22

    Rapaz não lembro muito desse desenho não. O que me marcou nesse período foi Caverna do Dragão…….símbolo máximo de uma geração, em minha humilde opinião.

    Ele representa para a animação o que Os Goonies representa para a sessão da tarde. Símbolo máximo. Poesia juvenil.

    Abraços

    • 06/06/2011 às 16:37

      Sem dúvida, Caverna do Dragão marcou a infância de muita gente.
      Pena que repetiu tanto quanto aquele desenho antigo do Mickey, Donald e Pateta no trailer…
      Valeu.

  4. 04/06/2011 às 19:00

    Adoro Galaxy Rangers! ou fã da série, acho a animação excelente – era feita por japoneses, o que esperar? – e as histórias costumavam ser bem interessantes!
    Uma pequena correção: os Super Soldados não receberam poderes por respirar o tal gás. Eles receberam a 4º geração de implantes – os Galaxy Rangers Doc, Zack e Niko, além da esposa de Zack são a 5ª geração – e o gás que eles inalaram simplesmente os tornou malignos. Na verdade, o gás só “liberou” os caras de suas inibições éticas. Tanto que Blackstar, um dos Super Soldados, freqüentemente dava demonstrações de “bondade”, salvando Gus mais de uma vez – ela tinha uma quedinha por ele, mas até aí, TODAS as personagens femininas da série tinham!

    Em tempo: No Youtube é possível assistir, senão todos, grande parte dos episódios da série. Em inglês, sem legendas…. Mas é um jeito. Considerando que achar a série pra baixar é um tanto difícil, é uma excelente saída…

    • 06/06/2011 às 16:45

      Eu não sabia que os Supersoldados já tinham poderes; eu lembro deles enlouquecendo ao serem envolvidos pelo gás e um sujeito perguntando ao Shane porque ele não estava junto dos outros.
      Valeu.

  5. 07/06/2011 às 01:57

    Acabo de conseguir os 65 episódios. Cada um tem cerca de 175MB, num total de quase 12GB. Posso gravar para quem me conseguir 3DVDs e insistir, é claro, sou esquecido pra c…

  6. 21/06/2011 às 15:33

    Olá Jacques,

    Primeiro, venho agradece-lo pela visita e contribuição ao ‘O Teatro Da Vida’.

    Segunda, parabenizar seu blog, bastante diverso e com temas pouco balados mas muito interessante, como este, sobre desenhos animados.

    Convido-o, assim como todos os autores e leitores do seu blog, a nos visitar sempre que desejar!

    Abraços,

    Jonathan Pereira

    • 24/06/2011 às 14:15

      Eu é que agradeço o elogio, Jonathan.
      Vou visitar seu site e indicá-o sempre que possível.
      Apareça sempre.
      Até mais.

  7. 01/07/2011 às 00:16

    Caramba, eu assistia e adorava esse desenho. Realmente ele era bem diferente dos desenhos de super herois da epoca. Uma boa lembraça.

  8. 01/07/2011 às 11:59

    Sem dúvida, Romanzeira, Galaxy Rangers conseguia unir ficção científica com diversão, sem cair na pieguice ou chatice, mesmo.
    Valeu a visita.

  9. 08/07/2012 às 21:09

    na serie dos galxy rangers todos os personagem feminninos tinha uma quedinha pelo o Shane Goosemam, mas quem ele amava mesmo era a bela Niko que foi demonstrados em quase todos os eipisodio, sentia um forte carinho por ela.

    • 10/07/2012 às 13:30

      Concordo com você, o carisma dos personagens era bem elevado mesmo.
      Não lembro de notar o Shane Gooseman demonstrando interesse pela Niko, talvez por eu ter visto poucos episódios.
      Valeu.

  10. 10/07/2012 às 19:56

    Entre varios episodios que ele demonstra, tem um que fica bem claro esse interesse é o episodio do Espantalho.A Niko pergunta para o Shane qual é o nome da namorada dele , o Shane responde que a garota estava acompanhada pelo o seu namorado, e diz para a Niko que ele ja estava acompanhado , ou seja pela aNiko. Também tem outro episodio Coração de darcon, quando ele e a Niko ja estão indo enbora ja dentro da nave a Niko diz para ele que podia muito bem gosta de uma garota como a princesa Maya, e o Sahne responde para ela que está muito ocupado salvando o universo e que també elem gostava das moreninhas, ai o olho da Niko brilha , so vendo principalmente esses episodios que eu cheguei a essa conclusão. sem falr em outros;

  11. 10/07/2012 às 20:10

    E também no episodio espantalho quando a Niko desmaia, ele se levanta e acolhe ela , ele trata ela com tanto carinho, chamando ela de nenem. Bem diferente do tratamento de outras personagens femininas como por exemplo a Enne. Eu acho que eles se amavam , porque a Niko também sempre demonstra isso, Ah tem outro episodio o da Deise ,se não me engano é o episodio 28, onde a Niko salva ele e a Deise e no exato momento ela leva um tiro pela as costas, mas ela consegue a, ai então ele corre para socorrer ela.Olha se bem eu queria, que o par romantico da serie fosse o capitão Fox e a Niko , Eu acho ele lindo e maravilhoso, essa serie daria um otimo, as series antigas eram maravilhosas, tem uma inesquecivel é a Serie V a Batalha Final e também a serie Somente os Ricos merecem as rosas. Atualmente a minha serie prefrida é Supernatural.

    • 11/07/2012 às 13:33

      hehehe nossa eu não tinha reparado isso tudo. Romance é algo bem raro em desenho animado, logo esses lances são bem discretos mesmo.

  12. 10/07/2012 às 20:15

    eu gostaria de baixar o episodio 45 dos galaxy rangers, eu não consigo, algue tem um link para me informar

  13. 11/07/2012 às 18:37

    ei Rafael obrigada, valeu.

  14. 11/07/2012 às 18:46

    Rafael pode crê, se voce assistir esses episodios voce vai notar alguma coisa no ar entre a Niko e o Shane.Até porque nesse dois episodio citados acima a Niko deixa bem claro o ciume dela por ele. E realmente são muito raro o romance em desenhos. olha se voce pesquisar um pouco voce vai perceber que não é sou que tenho essa visão.Rafael obrigada pela informação.

  15. Paulo Alexandre Alves Lopes
    19/08/2013 às 17:26

    Queria saber se alguém me diria qual episódio em que o Gooseman toca num bichinho poderoso e parece que absorve seus poderes e não sei se ele morre ou fica hipnotizado.

  16. 30/05/2014 às 19:17

    vi esse desenho+eu tinha3pra4anos,não lembro muito,de cenas,musicas,oque ficou na memória foi o uniforme azul,pois eu tinha ganho1boneco do Cowboy loiro,junto com 1boneco de1dinossauro vermelho grande ate pensei que eram do mesmo anime,ganhei os bonecos juntos na mesma época passavam os animes,eu era muito criança+o dinossauro era do desenho Dinosaucers,so agora25anos depois fui saber melhor disso,agora vou ver melhor esses animes,GalaxyR&Dinosaucers pra entender melhor,eu via minha família ver&via junto+agora vou ver melhor,pois oque+vi mesmo foi nos anos90reprise de Jaspion,changeman&outros com os que vieram depois,Black Kamen Raider&muito+

    • Jacques
      01/06/2014 às 18:59

      Eu assisti o desenho em 86/87, na Globo e lembro dos Dinosaucers, que eram bem estranhos à cultura da Terra.
      É uma pena que os desenhos de hoje não cheguem nem pero destes mais antigos.
      Valeu.

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: