Inicial > Ciências > Projeto arquitetônico conceitual

Projeto arquitetônico conceitual

Um arquiteto holandês projetou a Sea Tree (árvore marinha), uma estrutura de cerca de 30 metros de altura, que tem por objetivo servir de refúgio para animais marinhos, plantas e pássaros.

“Quanto mais construímos, mais deslocamos a flora e a fauna”, justificou o arquiteto J. Koen Olthuis. Daí a ideia de construir algo destinado apenas a animais e plantas. “Há pouco espaço nas cidades grandes, mas ainda podemos aproveitar a água”, disse à BBC Brasil.

A estrutura do projeto é semelhante à de uma usada para construir plataformas de petróleo no mar, mas serve para grandes rios e lagos urbanos. O custo, estima, é de cerca de US$ 9 milhões (R$ 16 milhões), “mas estamos tentando barateá-lo”.

Olthuis argumenta que projetos como esse podem aumentar a fauna e flora das cidades grandes, ajudar a limpar rios poluídos e absorver a água da chuva.

Tiramos os animais do planeta e os colocamos em estruturas artificiais?


Anúncios
  1. 31/01/2012 às 21:43

    essa versão contemporânea da arca de noé, embora visualmente impactante, não me agrada. Até porque ele implica em desistir mesmo das cidades, fazendo um zoo que não se mescla ao tecido urbano existente. Além disso, ele não apresenta dado algum quanto à escala: se a estrutura serviria pra grandes lagos ou rios urbanos, qual seria o impacto na vida existente no entorno- é certo que estes também teriam que se modificar, não é só colocar um “barcão” ali. A estrutura variaria de tamanho? e se posta no mar, como colaboraria para o aumento da flora e da fauna nas cidades? seria preferível investir o dinheiro em outros programas e soluções, mesmo que visando o mesmo objetivo.

    • 01/02/2012 às 12:49

      Concordo contigo, Vinícius. Isso é como dizer “já que a gente não não usa esse espaço, vamos pôr os bichos lá”.

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: