Início > Artes > Desenhos da Atari, de 1982 teriam previsto iPad e Wikipedia?

Desenhos da Atari, de 1982 teriam previsto iPad e Wikipedia?

Em 1982, o então cientista-chefe da Atari, Alan Kay, se reuniu com Bob Stein, um dos diretores da Enciclopédia Britânica, para discutir umas ideias sobre uma enciclopédia inteligente, uma enciclopédia do futuro. Após algumas reuniões eles levaram o conceito para um ilustrador dos Estúdios Disney, Glenn Keane, para esboçar as ideias que surgiram.

O mais incrível é como essas ilustrações nos parecem bastante normais nos dias de hoje. As situações são cotidianas, há pessoas acessando seus computadores através de redes sem fio, tem um passageiro de um avião mexendo em um notebook e até um produtor rural acessando o que parece ser um iPad.

As legendas de cada imagem foram escritas por Alan e Bob.

Crianças na exposição de dinossauros do Museu de História Nacional carregam a "Enciclopédia Inteligente" com fones de ouvidos, ao invés de tocadores de fitas K7. Simulações interativas são exibidas através da IE nos monitores das paredes do museu.

Um pai mostra a seu filho as lembranças de suas bandas de rock dos anos 60. No monitor, pela IE, ele mostra uma apresentação dos Beatles no The Ed Sullivan Show.

Um vinicultor da Califórnia pensa em mudar a produção de vinho pela produção de saquê. Montado em seu cavalo, ele pesquisa as condições do solo e o que precisará fazer para trocar a plantação de uva por arroz.

Um terremoto acorda um casal durante a madrugada. A Enciclopédia Inteligente conecta-se a um serviço on-line para informá-los da gravidade do ocorrido e para dar dicas de segurança disponíveis.

Uma turma da terceira série estuda vários aspectos de uma viagem espacial. O grupo da direita está executando uma simulação de pouso em Marte e o grupo da esquerda está trabalhando no projeto de uma nave espacial.

Um homem de negócios viajando para Nova York analisa as tendências da bolsa.

Um arquiteto em Nova York estuda motivos japoneses para um projeto que está trabalhando, enquanto que uma turma em Tokyo uma professora apresenta aos alunos edificações ocidentais.

Via if:book

Anúncios
Categorias:Artes Tags:, , ,
  1. Fábio
    25/04/2012 às 23:04

    Genial! Foram praticamente profetas da nova era.

    • 26/04/2012 às 17:11

      Também achei, Fábio, mas mal sabiam eles que as pessoas usariam a Internet pra postar fotos com frases idiotas no Face ou micropiadinhas à la Faustão no Tuiter.

  2. 09/05/2012 às 08:03

    Posso repostar? Sou blogueiro no professornickon.blogspot.com

    • 09/05/2012 às 08:19

      Claro que pode, Nicolas. Fica a vontade.

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: