Início > Ciências > Monstro submarino flagrado por câmera da Petrobras

Monstro submarino flagrado por câmera da Petrobras

Câmera de equipamento que estava em uma plataforma de exploração de petróleo no Golfo do México, nos Estados Unidos, captou a imagem de um ser marinho que é, no mínimo, estranho e tem chamado a atenção de internautas.

A gravação mostra a “criatura” invertebrada se locomovendo calmamente, lembrando até um lençol de cama, a 2.500 metros de profundidade.

O vídeo já recebeu mais 5,3 milhão de cliques no YouTube e foi feito no campo de Cascade, próximo ao estado norte-americano da Louisiana, onde a estatal mantém uma sonda de exploração de petróleo. É possível ver a logomarca da empresa no canto esquerdo do vídeo.

Segundo Álvaro Migotto, vice-diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), que fica em São Sebastião (SP), não se trata de algo de outro mundo, mas sim de um exemplar de medusa do gênero Deepstaria.

Segundo ele, o animal marinho vive em águas profundas e é raro de ser encontrado. “Existem duas espécies descritas desse gênero e este exemplar pode ser uma delas. Tem a medusaDeepstaria enigmatica, encontrada pela primeira vez em 1967 na costa Oeste dos Estados Unidos, e a D. reticulum, descrita em 1988. Elas são bem parecidas e é difícil distinguir”, explica.

Sites especializados afirmam que o animal é uma medusa D. enigmatica. De acordo com o Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos, existe o registro de encontro de ao menos três espécimes desta medusa em regiões próximas da Antártica.

“Por ter sido encontrada em águas profundas, é muito provável que este invertebrado necessite viver em águas frias”, disse Migotto.

Assista ao vídeo:

Anúncios
  1. angelo mauro
    26/05/2012 às 13:29

    caraca é uma medusa sim mas tenho sertesa que essa não é uma dessas especies normais
    serio pois pra mim é uma nova especie tanto porque ela não tem tentáculos é uma forma gelatinosa que se locomove com a movimentação dos seus mucolos e parese não ter osso nenhum, eu sõ uma criança de 11 anos e adoro ciências. meu nome completo é Ângelo Mauro Miranda Batista valeu thau

    • 27/05/2012 às 08:07

      Realmente, Ângelo, é uma criatura bem incomum.

  2. Vitória Régia
    30/08/2013 às 10:42

    Achei estranho e assustador,mais não deixa de ser interessante.

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: