Início > Entretenimento > Filmes para assistir antes do Kung Fu

Filmes para assistir antes do Kung Fu

Faz dois meses que tenho praticado Kung Fu Tong Long na escola do Shifu Juliano Castañeiras. Ainda estou muito mais pra panda do que pra louva-a-deus, mas acho que estou fazendo um bom progresso. Empolgados com o estilo, eu e meu irmão temos visto toda semana um filme sobre o tema ou sobre a cultura chinesa. Baseado nos filmes que já vimos, fiz essa pequena seleção. Espero que gostem. 享受

Ip Man (2008)

Esse filme assistimos antes de eu começar a fazer Kung Fu, mas é muito inspirador. Ele conta a história do Mestre Yip Man (interpretado por Donnie Yen), que viaja para Hong Kong,  durante a invasão japonesa, em 1949, para ensinar sua disciplina Wing Chum. O filme é repleto de lutas interessantes e retrata muito bem a rivalidade China x Japão (que, diferente de Brasil x Argentina, tem um embasamento). Nele, o Mestre é até detido pelo exército japonês para que ensine sua técnica a seus generais. Yip Man foi o mestre de Bruce Lee e morreu em 1972 de câncer na laringe.

A Maldição da Flor Dourada (2006)

O filme, apesar de não ser rico em cenas de lutas, mostra a riqueza do palácio do imperador Ping, da última dinastia Tang e a delicada relação entre ele, seus familiares e seus empregados, numa intrigante trama de traição, segredos, fraude e paixão. A flor dourada diz respeito ao crisântemo amarelo, usado para ornamentar o festival Chong Yeng. O que se destaca nesse filme é a beleza das cenas internas. O palácio parece ser translúcido, com colunas que reluzem o sol em tons de azul, verde e amarelo. Os rituais são impressionantes. Por exemplo, para a imperatriz tomar seu remédio são necessárias 4 ajudantes: uma carrega o remédio, outra serve, outra carrega um paninho para a imperatriz limpar a boca e outra recolhe o paninho sujo. A Maldição da Flor Dourada impressiona pela riqueza das vestimentas, dos ornamentos, dos detalhes tão diferentes de nossa cultura ibero-cristã.

O Mestre Invencível (1978)

O nome original do filme é Zui Quan, em chinês ou Drunken Master, em inglês, ou seja, O Mestre Bêbado. Nesse filme Jackie Chan é o filho da pá virada de um mestre de uma escola de artes marciais. Ele está sempre aprontando ao invés de treinar kung fu. Indignado, seu pai chama um tio para treiná-lo. Só que o tio é um beberrão e seu estilo é “Punho Bêbado”.  O estilo é muito interessante, baseado na lenda dos Oito Bêbados Imortais, que dedicaram a vida para desenvolver técnicas de Chi Kung para aperfeiçoar suas técnicas de luta. Nesse estilo, utiliza-se o impulso e o peso do corpo para aplicar golpes com fluidez de movimentos, enganando o inimigo ao se imitar os movimentos de um bêbado. O Mestre Invencível é muito interessante pelas cenas de luta, principalmente porque á apresentado os 8 katis do estilo.

Batalha de Honra (1993)

Depois de O Mestre Invencível, esse é o melhor filme de luta na minha opinião. Batalha de Honra se chama O Mestre Tai Chi em Portugal e Tai Chi Master ou Twin Warriors nos states, mas seu nome original é Tai ji: Zhang San Feng. Só por curiosidade, Chang Zang Feng foi um dos criadores dos conceitos de arte marcial “interna”, mais especificamente, Tai Chi Chuan e não, o filme não é sobre ele. A história é de dois amigos de infância, que viviam e treinavam em um templo Shaolin, que acabaram sendo expulsos por suas peripécias e falta de disciplina. Eles se vêem em meio a uma China tomada por uma guerra civil. Cada um dos amigos toma um lado na disputa: governo e rebeldes. Jumbao (Jet Li) fica louco com a traição do amigo e só consegue se recuperar quando consegue trabalhar a arte marcial interna, o Tai Chi. É muito bom o filme e as cenas de batalha. Não sei que filme quebra mais taverna, se esse ou o Mestre Invencível!

Herói (2002)

Heroi se passa na China antes de sua unificação. Um forte general tenta conquistar as diversas tribos da região. Muitos tentam assassiná-lo por conta disso, mas três famosos assassinos é que realmente preocupam o general, que oferece uma generosa recompensa para quem  os matar. Eis que surge um lutador “sem nome”, interpretado por Jet Li, que afirma ter conseguido derrotar os três assassinos após treinar por 10 anos uma técnica com a espada. Mas o general não acredita muito na história contada e passa a questionar a veracidade da versão contada pelo sem nome. Um dos assassinos é Céu, interpretado por Donnie Yen (ator que interpretou Ip Man no filme homônimo) e os outros dois são os amantes Neve Voadora e Espada Quebrada. As lutas e técnicas são muito boas e o cenário é o mais impressionante de todos. O filme é muito bem produzido, realmente vale a pena ver.

Wu Xia (2011)

Wu Xia, apesar de ser o nome desse filme, é um gênero da literatura  e do cinema chinês de ficção acerca de um lutador marcial. Wu Xia significa, literalmente, “herói marcial” e é uma espécie de romance muito apreciado na China no cinema, livros, quadrinhos e fotonovelas. No filme, um investigador vai a uma pequena cidade investigar a morte de dois bandidos durante uma luta com um camponês dentro de um bar. Aparentemente um bandido morreu de ataque cardíaco e o outro de derrame cerebral. Claro que ele não acreditou! O interessante é que ele é praticante de acupuntura e fica imaginando como se deu essa luta pra saber como os bandidos morreram, o que aconteceu com seus corpos, que técnica foi aplicada. Esse filme também é estrelado por Donnie Yen, que faz um papel muito bom. O filme foge bastante dos padrões estadosunidenses e é bem pesado.

• Confiram também:

Filmes para se assistir na sexta-feira 13

Filmes para se assistir na sexta-feira 13 – parte 2

Filmes para se assistir no Halloween

Anúncios
  1. Felipe Bandeira
    09/10/2012 às 11:59

    Muito boa a coletânea de filmes e o tópico.
    Ainda tem uns quantos para a gente assistir.
    Abraço!

    • 17/10/2012 às 08:44

      Eu quero ver O Clã das Adagas Voadora, Guerra das Flechas, Jogo da Morte e Operação Dragão. Quais esses 4 que falas?

  2. Felipe Bandeira
    21/10/2012 às 18:39

    Primeiro o Clã das adagas voadoras que eu já tenho.

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: