Início > Ciências > A resposta do enigma mais fantástico da história

A resposta do enigma mais fantástico da história

Como bem se sabe, Alice no País das Maravilhas foi escrito em 1865 por Lewis Carroll e é repleto de enigmas e charadas de lógica e matemática. No estranho livro infantil Alice pega no sono e, ao se acordar, segue um coelho branco até um buraco que vai dar num mundo de lógica muito confusa, descrito por Carroll como “lógica absurda”, matéria de estudo em seu campo matemático.

Neste contexto encontram-se os mais estranhos e confusos personagens, como o Chapeleiro Maluco e a Lebre de Março; e Alice acaba em uma festa do chá com eles. Nessa festa o Chapeleiro Maluco faz sua charada mais famosa: Qual a semelhança entre o corvo e a escrivaninha? (Why is a raven like a writing desk?)
Alice não sabe a resposta e pergunta por quê, mas o Chapeleiro admite que não sabe. Indignada, Alice retruca dizendo “eu acho que você deveria fazer algo melhor com seu tempo que gastá-lo com charadas sem resposta”.
Esta pergunta ficou conhecida como “o trocadilho sem resposta”. Por anos muito tentaram respondê-la e inúmeros foram os argumentos lógicos (ou seriam argumentos de lógica absurda?) que as fundamentaram.Uma das respostas mais criativas é: “Poe escrevia sobre ambos”, desenvolvida por Sam Lloyd (de Scrubs e Flubber). Mas a que eu mais gosto foi a bolada por Aldous Huxley, seguindo o espírito nonsensede Carroll: “Because there is a ‘b’ in both and an ‘n’ in neither” (porque tem “a” em ambos e “n” em nenhum). Maluquice?A charada sem resposta foi respondida por anos e anos. O próprio Lewis Carroll a respondeu, depois de muita requisição dos fãs, após o lançamento do livro. No prefácio das edições posteriores, Carroll escreveu: “Because it can produce a few notes, tho they are very flat; and it is never put with the wrong end in front” (porque podem produzir algumas notas apesar de muito planas; e nunca são colocados com o lado errado para frente). Isso porque Carroll escrevia “naver” (“raven”, ao contrário) ao invés de “never”, mas o editor corrigiu a palavra, tirando um pouco da graça do trocadilho.

A charada sem resposta é uma das mais respondidas hoje em dia, nos tempos de Internet. Vocês já têm resposta pra ela?

Anúncios
Categorias:Ciências
  1. Anna Beatriz
    30/01/2014 às 16:48

    Eu não li o livro, vi o filme, e essa pergunta me deixou confusa, daí, pesquisei, não entendi a resposta, que diz: “(porque podem produzir algumas notas apesar de muito planas; e nunca são colocados com o lado errado para frente).” não entendi a história das notas, por favor não me chamem de burra, só tenho 10 anos, sou uma criança, me interessei no assunto somente por que, quando era pequena, mais ou menos 7 anos tinha o DVD desse filme:http://1.bp.blogspot.com/-1YL- _AgvAfE/UGtFnRPDEgI/AAAAAAAABqo/4AvC5EcfPUc/s200/capa.jpg (pesquise esta imagem no google imagens, e assistam o filme no Mega Box.) na época, não entendi essa pergunta, mas ainda não tinha acesso á internet, fiquei na dúvida, o tempo foi passando, esqueci e perdi o DVD, ouvi novamente a frase: “Alice no País das Maravilhas, me lembrei do filme, procurei nas minhas coisas não o achei, tive acesso á internet depois, lembrei-me, assisti e veio a charada, “Qual a semelhança entre o corvo e a escrivaninha, pesquisei, e agora estou aqui, não entendi a pergunta, mas vou pensar no caso, quem sabe, com o tempo, eu não entenda? Beijos.

    • Delxkp
      26/08/2015 às 21:04

      É que a frase pode ser traduzida de duas formas. A primeira é essa do post. Mas Carroll, propositalmente, escreveu “..and it IS NEVER put with the wrong end in front”, e não “and it NEVER IS put with the wrong end in front”, para que possa ter o tanto o sentido: “porque podem produzir algumas notas apesar de muito planas; e nunca são colocados com o lado errado para frente”; quanto: “porque um produz algumas notas, apesar de muito planas; e o outro é nunca (NEVAR) de trás pra frente”.

  2. douglas
    20/12/2014 às 10:19

    pq ambas são diferente o corvo canta ea escrivania pode soar algumas notas ao ser arestada pelo chão

    • douglas
      20/12/2014 às 10:30

      pq ambos são diferente o corvo e um pássaro e a escrivania e um móvel mas os dois podem soar alguma notas musical só que de forma diferente a escrivania soa algum
      as notas quando e arrastada pelo chão

      • Beatriz
        30/06/2016 às 21:31

        Notas nesse caso não é no sentido de música. Você pode fazer notas sobre um corvo (escrever sobre ele, um poema como Poe fez) e ao mesmo tempo você usa a escrivaninha para escrever, porque esta é a sua função.

  3. pedro
    20/12/2014 às 12:55

    pq ambos podem soar notas musicais só que de forma diferente

  4. Malu Custodio
    24/01/2015 às 00:28

    Porque o corvo produz um som alto e em toh grave, quase como uma nota musical, enquanto que, naquela época (1865) ainda se escrevia com penas de pássaros, ou melhor, de corvos, encontradas em cima de escrivaninhas de madeira, onde eles costumavam “tomar notas”, ou seja, fazer anotações em trabalho. Daí surge o trocadilho.

  5. 27/05/2015 às 13:46

    oi eu sou a verdadeira Bruna Marquezine to deixando meu comentario em todos os sites que entro

  6. Maria Júlia
    10/07/2015 às 17:55

    Desvende a charada a seguir entre no meu email e me de a resposta e eu darei a resposta do corvo: mjuliaguaxupe@hotmail.com
    Charada: Um caipira foi para um lugar na sexta-feira ele ficou três dias lá e ele voltou numa sexta-feira, como ele fez isso?

    • 14/07/2015 às 08:45

      Essa charada é uma pegadinha, Maria Júlia! É legal, mas é uma pegadinha ;o)

      • Duda Castro
        30/11/2015 às 10:18

        O nome da égua em que ele foi até lá era sexta-feira.

  7. Borges
    23/08/2015 às 17:30

    Quanto maior a altitude, menor o número?
    Tirei do livro O iluminado de Stephen King.

  8. Paulo Sousa
    04/10/2015 às 14:05

    Certa vez eu fiz essa pergunta a uma amiga, ela me respondeu que era a sua completa distinção…

  9. 07/11/2015 às 23:25

    A partir dos dois você pode gerar pensamentos.. LOUCOS.

  10. vicente jr
    11/11/2015 às 14:28

    Ambos conduzem à imortalidade. Nos mitos ocidentais o Corvo conduz as almas ao Outro lado da vida. A escrivaninha é onde Poe se tornou imortal com seus contos. Fazer textos como The raven torna a pessoa imortal!

  11. 06/01/2016 às 22:06

    resposta a pergunta:C, R e V.
    As duas palavras tem as 3 letras escritas na mesma ordem.

  12. 06/01/2016 às 22:08

    resposta a pergunta:C, R e V.
    As duas palavras tem as 3 letras escritas na mesma ordem.

  13. 24/01/2016 às 02:20

    nada

  1. No trackbacks yet.

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: